quinta-feira, 22 de março de 2012

CPT-AL assume parceria nos 30 anos dos APNs

A Coordenadora Estadual dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) em Alagoas, Helciane Angélica, esteve no dia 15 de março na sede da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT). 

Na ocasião, ela conversou com o Coordenador Carlos Lima sobre a celebração dos 30 anos da entidade nacional vinculada ao Movimento Negro, que ocorrerá no Estado de Alagoas em março de 2013. E aproveitou para convidar a CPT-AL para ser uma das entidades integrantes na estruturação da Feira Afro-cultural e de Economia Solidária em Maceió e na Vigília Afro na Serra da Barriga em União dos Palmares.


Carlos agradeceu o convite e garantiu que a parceria será fortalecida. "Para a feira afro, podemos levar os produtos oriundos do Assentamento Santa Maria Madalena [União dos Palmares], já que as camponesas também são artesãs e fazem objetos de decoração e acessórios com a fibra de taboa. E na vigília, pelo menos um ônibus estará presente com uns 50 camponeses", afirmou. 

Outro ponto de discussão, foi a participação dos APNs na 25ª Romaria da Terra e das Águas, que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro deste ano, na Serra da Barriga em União dos Palmares. Durante 13 anos a Romaria da Terra aconteceu neste local, e com o passar dos anos a caminhada foi crescendo e passou a ser itinerante, com a necessidade de fortalecer a comunidade e denunciar os conflitos agrários. E a cada cinco anos, retorna a esse solo sagrado e berço da luta pela liberdade no Período Colonial.


Histórico


A CPT é uma pastoral social que defende os direitos à terra, água, dignidade humana das famílias camponesas e pela a efetivação da reforma agrária no Brasil. Teve início em 1975 na cidade de Goiânia (GO), e em 1984, Alagoas aderiu ao movimento. Atualmente, existem 21 regionais em todo o país. 


O vínculo nacional entre a CPT e os APNs é histórico e se concretizou nas ações das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) da Igreja Católica. Em Alagoas, a parceria acontece com o Mocambo Anajô através das atividades de formação sobre a resistência negra e a organização sócio-cultural-militar e política do Quilombo dos Palmares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!