sábado, 28 de abril de 2012

Espírito Santo é o segundo estado a realizar pré-lançamento dos 30 anos-APNs



Por: Helciane Angélica



Na noite dessa sexta-feira (27.04), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo ocorreu a cerimônia de lançamento dos 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil naquele Estado. A atividade antecedeu a 15ª Assembleia Geral e Eletiva da entidade nacional do movimento negro.

A cerimônia foi iniciada com a exibição do vídeo institucional dos APNs, em seguida por uma mesa de honra composta por: Nuno Coelho, Coordenador Nacional dos APNs; Claudio Vereza, Deputado Estadual (PT); Noemi Dandara, representante da juventude APNs do Estado do Espírito Santo; Helciane Angélica, Coordenadora Estadual dos APNs do Estado de Alagoas; e M´ Bana Nitchigna, professor universitário oriundo do país africano Guiné Bissau.

A jovem Dandara foi a primeira a fazer o uso da palavra para dar as boas vindas aos malungos e malungas APNs oriundos de vários estados e convidados presentes que foram prestigiar o momento, a exemplo de Wellington Barros (Unegro), Maria da Penha Pereira (Pré-Vestibular afro), Antônio Carlos (representante do movimento negro e do PT) e outros. Outro convidado importante o Professor M´ Bana, que foi pego de surpresa para compor a mesa de honra, demonstrou a alegria em estar junto dos irmãos brasileiros. “Estou muito feliz em poder desfrutar desse momento, para olhar, ouvir, simplesmente prestar atenção e ainda poder dar a minha contribuição isso é muito bom, agradeço por estar aqui com vocês”, disse.

O Deputado Estadual Claudio Vereza – teve suas raízes sócio-políticas nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e defende as questões na área dos direitos humanos – é um grande parceiro dos APNs e demonstrou sua satisfação da solenidade ocorrer dentro da “casa do povo capixaba”; além de ressaltar a importância histórica do continente africano, a contribuição do povo negro no desenvolvimento do Brasil e enalteceu o caldeirão cultural de raças e etnias no Espírito Santo.

Todos nós viemos de um único continente, de uma única terra, da mãe África. E embora eu não tenha a pele negra, tenho o compromisso étnico e respeito pela nossa ancestralidade. E infelizmente, não tem como pagar ou saldar a dívida histórica que o povo negro sofreu durantes séculos. A aprovação recente do sistema de cotas no Supremo Tribunal Federal (STF) representa uma grande conquista, pois não poderíamos mais ser coniventes com o processo anti-histórico e anti-democrático que é a desigualdade da participação de negros nas Universidades. E tenho certeza que teremos outras vitórias”, exaltou o parlamentar.

Já Helciane Angélica reforçou a importância da comemoração dos 30 anos dos APNs ocorrer em Alagoas, principalmente, para reviver a vigília afro realizada no ano de 1995 na Serra da Barriga, que até hoje é comentada pelas pessoas que participaram. “Queremos com esse momento não só marcar a importância do aniversário, como também, reverenciar a luta e os ideais dos guerreiros e guerreiras que construíram o Quilombo dos Palmares. E para que os jovens de hoje, possam daqui a 30 anos continuar falando sobre essa importante ação”, ressaltou. 

Representatividade
O Coordenador Nacional, Nuno Coelho, ao utilizar a tribuna enalteceu a atuação dos APNs em diversos campos de atuação e a necessidade de expandir o olhar para o continente africano. “Os APNs é uma das entidades mais antigas do Movimento Negro, já são 29 anos de existência e luta em prol de políticas públicas e combate do racismo”, disse.

No dia 16 de março, o Estado de São Paulo fez a abertura oficial do Ano Celebrativo dos 30 anos no Museu Afro Brasil. A proposta é que ao longo desse ano, cada estado que possui mocambos de APNs realize uma atividade como essa, para destacar a importância e contribuições da entidade, e ainda motivar a participação em março de 2013, nas cidades alagoanas de Maceió e União dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!