HISTÓRICO DOS APNs


A Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) foi fundada no dia 14 de março de 1983. É uma entidade nacional vinculada ao Movimento Negro, que está presente em todas as regiões do país, com mocambos (núcleos de base) atuantes nos estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal. Também encontra-se em articulação com ativistas do Ceará e Paraíba.


Os APNs tem como missão: “Por meio da organização, fé e luta, os agentes propõem ao Estado brasileiro políticas públicas e  ações afirmativas que garantam à população negra o acesso aos direitos e à cidadania”. Realiza atividades de conscientização no combate do racismo, da intolerância religiosa e preconceitos correlatos.


Atualmente, a instituição atua de forma expressiva no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) que é vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República do Brasil; no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); além disso, participa de conselhos e fóruns em diversas áreas no âmbito municipal e estadual.


No Estado de Alagoas existem dois mocambos: Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e o Mocambo Esperança, que estão articulando a celebração do aniversário de 30 anos da entidade nacional, com vasta programação sócio-cultural e política no período de 1º a 5 de maio de 2013, nos municípios de Maceió e União dos Palmares. Venha... Alagoas, espera por você!


Site oficial: www.apnsbrasil.org

Um comentário:

  1. Boa Tarde, amigos postei em meu blog, o evento de hj, pois o meu blog é voltado para divulgação da cultura e Artes. Sempre que tiverem eventos pode mandar para meu email: tuninho14@oi.com.br que terei o maior prazer de divulga-los. Meu blog é: http://comendadorcarlosribeiro.blogspot.com/, quanto com vocês para seguir e divulgar o meu blog, estarei seguindo o de vcs. Abraços e Sucesso

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!